Rádio no Celular ou Tablet

Ouça a Rádio Cultura no seu Celular ou Tablet

Baixe aqui

Peça a sua música

Peça a sua música
Entre em contato com a Radio Cultura. Peça sua música ou mande seu recado

Saiba mais

Galeria Cultura

Bolsa de Empregos

Esta procurando emprego?
Confira a lista de nosso caderno de empregos.

Procon estende horário de atendimento em Apucarana

Devido a grande demanda no mês de janeiro, o Procon de Apucarana voltou a abrir ontem em horário integral. O órgão municipal de Proteção e Defesa do Consumidor prestou 1067 atendimentos no primeiro mês do ano, uma média de 60 ao dia. “Diante desse número, a extensão do horário é plenamente justificável para atender melhor a população que necessita desse serviço”, afirma o prefeito Beto Preto.
O coordenador municipal do Procon, Robson de Souza Cruz, lembra que o grande número de atendimento é atribuído às compras de fim de ano, bem como ao retorno das atividades de fiscalização. Após a mudança na administração municipal, o Procon retomou suas atividades no dia 7 de janeiro e vinha funcionando em horário diferenciado, das 12 horas às 18 horas.
Desde ontem (14/02/2013), o atendimento passou a ser realizado também de manhã. O órgão abre para o público das 8 horas às 12 horas. Fecha para o almoço por uma hora e volta receber os consumidores entre 13 horas e 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3425-2034. A sede do Procon fica na Rua Corifeu de Azevedo Marques, 424, em frente ao Hemonúcleo, próximo ao Lagoão.


Apucarana promove mobilização contra a dengue neste sábado

As constantes chuvas deste verão deixam a saúde pública ainda mais apreensiva em relação à dengue. O último Lira (levantamento de índice de rápido de infestação por Aedes Aegypt) aponta um índice de 6,1 em Apucarana, mas existem regiões em que esse número chega a 8,1.
Outro fator que preocupa são os casos recém-confirmados na área da 16ª Regional de Saúde. São quatro em Arapongas, um em Califórnia e quatro em Bom Sucesso. Neste ano, Apucarana teve apenas um caso de dengue (importado) confirmado, entre mais de vinte suspeitas notificadas. Trata-se de uma senhora residente no Núcleo Parigot de Souza, que se contaminou durante uma viagem a uma cidade da região Noroeste do Estado.
Diante deste quadro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Divisão de Controle de Endemias) vai realizar neste sábado, dia 23, durante todo o dia, uma grande mobilização contra a dengue, no Parigot de Souza. “Estamos reunindo os nossos 52 agentes de endemias, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, além de esperar por um expressivo contingente de voluntários do 30º BIMtz, clubes de serviço e outras entidades da sociedade”, anuncia o secretário de saúde, Dr. Hélio Kissina.
Ele explica que o objetivo é realizar um trabalho de panfletagem, com orientação e conscientização da comunidade em relação aos riscos da dengue e a necessidade inadiável de manter as ações preventivas, visando extinguir com os criadouros do mosquito transmissor da doença. “O Aedes se reproduz em água parada e limpa e com o grande volume de chuvas em Apucarana e região aumenta o risco de proliferação dos focos”, alerta Kissina, acrescentando que caminhões da prefeitura estarão à disposição para a coleta de materiais inservíveis e que podem acumular água.
O veterinário Agnaldo Aparecido Ribeiro, superintendente da Vigilância em Saúde, explica que mais de 50% dos criadouros do mosquito da dengue, em Apucarana, estão situados em terrenos baldios. “Portanto, é indispensável que os proprietários assumam a responsabilidade de manterem limpos os seus terrenos; a mesma conduta deve ser adotada por todos apucaranenses em relação aos seus quintais, eliminando recipientes que possam acumular água da chuva”, assinala Ribeiro.
O prefeito Beto Preto, que nesta semana se reuniu com o secretário Hélio Kissina para tratar da questão da dengue, conclamou ontem todos apucaranenses a se unirem na luta contra a dengue. “A situação é de alerta e todos precisam somar forças para o enfrentamento do Aedes Aegypt, pois não desejamos um quadro mais grave da doença, como já acontece em outras regiões do Estado”, reforçou o prefeito. Segundo ele, o ponto de partida da mobilização contra a dengue deste sábado (23), será junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcos Sanches Mascaro, na rua Conselheiro Vasconcelos, s/Nº, no Parigot de Souza.

Apucarana sedia em maio, congresso internacional de turismo religioso

O coordenador nacional da Pastoral do Turismo Religioso, padre Carlos Alberto Chiquim, visitou nesta semana o prefeito de Apucarana, Beto Preto, e seu vice, Junior da Femac. Em reunião na prefeitura, eles trataram da realização do 10º Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável, que Apucarana irá sediar no início do mês de maio.
Chiquim, que foi por 18 anos secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e coordena há dois anos a Pastoral Nacional do Turismo Religioso, é autor uma série de livros sobre turismo religioso e suas conexões. Ele também publicou livros de evangelização e vocacionais.
Sobre o turismo religioso sustentável, o padre Carlos Alberto Chiquim diz que é uma das atividades que mais cresce no Brasil. “Ele pode contribuir como fonte de desenvolvimento e através dele é possível canalizar a dimensão da fé, divulgar atrativos, popularizar a cultura e, principalmente, avivar a fé das pessoas”, avalia Chiquim.
“Já estamos mobilizando todas as secretarias municipais para se integrarem no apoio ao congresso”, anuncia o prefeito Beto Preto, que reitera sua intenção de estimular o turismo religioso sustentável em Apucarana e região. “Paralelo à atividade, queremos fomentar a renda gerada por meio de artesanato e da agricultura familiar”, explica ele. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Prefeitura faz podas de centenas de árvores no feriado

Visando uma melhoria na iluminação pública e na visualização dos semáforos, a prefeitura de Apucarana realizou o serviço de podas em cerca de 300 árvores na área central de Apucarana. O trabalho foi realizado durante o feriadão de carnaval justamente para evitar transtornos à população.
“A luminosidade dos postes está prejudicada por causa dos galhos. As podas, especificamente nestas árvores, atende ao pedido do prefeito Beto Preto, preocupado em melhorar a segurança na cidade”, informa o superintendente de Serviços Públicos, Silnei Bolonhese.
Os serviços realizados entre sábado, segunda e terça-feira de carnaval contemplaram a Avenida Munhoz da Rocha, Rua Galdino Gluck Júnior, trechos das ruas Nagib Daher e Osvaldo Cruz, Praça 28 de Janeiro e seu entorno. O trabalho segue nos próximos dias, em outras regiões da cidade. Já o serviço de podas de árvores em geral fica a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e pode ser solicitado pelo telefone 3423-0142.
O prefeito Beto Preto fez questão ontem de prestar agradecimento aos servidores públicos, que abriram mão do descanso no feriado de carnaval para trabalhar na poda de árvores. “O número de trabalhadores é reduzido neste setor, mas os que estão a postos são voluntariosos e merecem o nosso reconhecimento”, diz o prefeito.
Quanto aos transtornos causados aos pedestres e motoristas, além dos usuários da Praça do 28, Beto Preto pede desculpas. Ele reitera que o objetivo é proporcionar mais seguranças a todos, evitando o risco de acidentes com a queda de galhos e permitindo que a iluminação pública se torne mais eficiente.
Ao mesmo tempo, o prefeito anuncia que a próxima etapa, na Praça do 28, será a restauração do piso. “Este espaço será valorizado de forma permanente, com a manutenção necessária, que é obrigação do poder público”, ressalta Beto Preto.

Mais Artigos...

Previsão do Tempo

Rádio Cultura

Mar10 Demo Image

Entre em contato.

Entre em contato através deste formulário, teremos o maior prazer em atendê-los.

Saiba mais...

RadiosNet

RÁDIO CULTURA DE APUCARANA - PR.
Avenida Munhoz da Rocha nº1601
CEP: 86800-010 / Cx. Postal: 777
Fone: 55 + 43 - 3423-2055 / Fax: 3422-0894